domingo, 8 de maio de 2016

Dica de filme/documentário: – Bebês

Documentário "Bebês"- França Direção: Thomas Balmès

babiesmovie
Quantas vezes não me pego observando outra mãe ou outra família e pensando: – Meu Deus! Que horror!! Certa de que estou em posição de avaliar o comportamento dos outros. Eu sei, não tem como não julgar, comparar, e o pior de tudo! Apontar o dedo! Somos assim, adoramos criticar, não é mesmo?
Mas o fato é que tudo é muito relativo; e especialmente quando assistimos a uma cena familiar na rua vemos apenas um recorte, um momento descontextualizado, daquela relação. Não sabemos o que aconteceu antes e muito menos o que acontecerá depois. Mas mesmo assim saímos dali certas de que podemos julgar moralmente o que se passou.
No dia em que assisti a este filme, que compartilho com vocês abaixo, fiquei muito mexida. Pensei no número de vezes que avaliei erroneamente o comportamento e a atitude de outros pais. Me senti meio idiota e arrogante, para dizer o mínimo… Afinal, nossos bebês são fruto do ambiente onde os criamos e isso não podemos negar. Cada sociedade, cada classe social, ou seja cada contexto socioeconômico e cultural determina e define as características de uma criação.
O filme “Bebés” documenta o nascimento, e os primeiros anos de vida, de quatro crianças de culturas muito distintas. Uma americana, um mongol, uma japonesa e uma africano. Sem narração e nem tradução o registro se exime de qualquer julgamento, ele simplesmente retrata e assim nos mostra como cada ser humano é fruto de sua cultura e dos estímulos que o rodeiam.
A riqueza de situações e a diversidade são chocantes! Do mais tecnológico ao mais rústico dos cenários. E ali estão aquelas quatro crianças, nascendo, crescendo e se desenvolvendo dentro de critérios completamente distintos!
Pense no seu bebê!
Pense em como você sonha em criá-lo e em todos os aspectos culturais que te influenciam e te orientam. São muitos não são?!
Somos guiados por parâmetros, limites, ou seja, noções de certo e errado que herdamos de nossos familiares e do ambiente em que crescemos.
Mas se pararmos para pensar nos damos conta de que não existe somente a nossa forma de gerar, parir,criar e educar crianças. Existe, na verdade, literalmente, um mundo de possibilidades!
É disso que se trata este filme. Sem julgamento de valores ele simplesmente faz um recorte do início da vida de 4 bebês em diferentes (bem diferentes!) partes do nosso planeta. Japão, Mongólia, Estados Unidos e Namíbia.
Em toda parte do mundo nascem crianças, o tempo todo! Nas mais diversas culturas e das mais variadas formas. Podemos pensar que existe um modo ideal de se cuidar de um neném? Assistam este documentário que mexeu profundamente com a minha forma de refletir sobre como crio meus filhos, pois é impressionante o quanto a humanidade é rica e complexa.
Tenho certeza que ele vai mexer com vocês também!
Um beijo
Chris Nicklas

Assistam aqui!
images
FONTE: http://www.amamentareh.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;